quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Percussão Erudita (Conservatório de Tatuí)

"Professores de Percussão" 
(Conservatório de Tatuí)
Mais informações sobre o curso: 
http://www.conservatoriodetatui.org.br

Agnaldo Silva - Percussão Sinfônica


Pós-Graduado em Educação Musical pela Faculdade Paulista de Artes - São Paulo e formado no curso de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí pelos professores Javier Calviño e Eduardo Gianesella.
Desenvolve trabalhos tanto na área de música erudita quanto na área popular. Integrou a Orquestra Sinfônica Paulista (atual Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí) e Big Band “Prata da Casa” durante 10 anos.
Realizou tournés pelo país com Wagner Tiso (piano) e Victor Biglione (violão) e concertos ao lado de grandes nomes do cenário musical como: Leila Pinheiro, Leny Andrade, Alceu Valença, Elba Ramalho, Francis Hime, Tatjana Vassihjeva (Violoncelo), Ed Sarath (EUA-Trumpete), Arnaldo Cohen (Piano), Altamiro Carrilho (Flauta), Roberto Sion (Saxofone), Neils Neeghard (Dinamarca-Trombone), Gerald Robbins (EUA-Piano), Nelson Ayres (Piano), Rafael dos Santos (Piano) entre outros.Gravou 12 Cds com diversas formações de grupos do Conservatório de Tatuí. Participou de masterclasses de percussão com John Beck (EUA-Tímpanos), Bill Molenhof (EUA-vibrafone), Howard Stevens (EUA-Marimba), Ben Toth (EUA-Percussão), Ney Rosauro (Brasil-Percussão), Carlos Stasi (Brasil-EUA-Percussão), Eduardo Leandro (Brasil-Holanda-Percussão), Ari Colares (Brasil-percussão) Carlos Tarcha (Brasil-Alemanha-Marimba), John Boudler (Brasil-EUA-Percussão), Vic Firth (EUA-Tímpanos), David Friedman (EUA-Vibrafone) entre outros.
Desenvolve trabalhos de percussão de vanguarda como solista e camerista interagindo com diversas áreas artísticas. Compõe o “Duo Gênese” (Piano e Percussão) com a pianista Cristiane Bloes. Também juntamente com Cristiane Bloes, coordenou em 2009 e 2010 o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico que propõe novas formas de abordagem e escrita musical). 
Integrou o corpo docente do Projeto Pró-Bandas (Projeto de apoio às Bandas) em todas as edições (1997 a 2007), ministrando workshops de percussão por diversas cidades do estado de São Paulo.
Estreou no Brasil a convite do maestro Dario Sotelo, a obra “Canticle of the sun” do renomado compositor Martin Ellerby, escrita para percussão solo e Banda Sinfônica. 
Em 2010 criou e iniciou a coordenação do “Grupo de Percussão Jovem” do Conservatório de Tatuí (Grupo Pedagógico) com o qual participou no mesmo ano do II Prêmio Incentivo de Musica de Câmara, obtendo quatro premiações, dentre as quais se destaca a de “Melhor Obra Original”. O prêmio foi obtido com a obra “Tic-Tac” escrita para grupo de percussão, de sua autoria.
È professor da área de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí, integrante do G.P.C. (Grupo Percussionista de Câmara de Tatuí), Timpanista e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Professor Agnaldo Silva

Luis Marcos Caldana - Coordenação e Percussão Sinfônica


Formado em tímpanos, percussão e acessórios pelo Conservatório de Tatuí e em Educação Artística pela Faculdade Asseta, freqüentou aulas com alguns dos principais percussionistas do país, entre eles Javier Calvino, John Boudler, Elisabeth Del Grande, Luis Almeida D’Anunciação, Carlos Tarcha e Eduardo Gianesella. Atuou como solista na Ópera Infantil "A Peste e a Intrigante", de Mário Ficarelli (em 1986) e, em parceria com o saxofonista Erik Heimann - formando o "Duo Áries" – conquistou o primeiro prêmio do I Concurso Nacional de Música de Câmara "Henrique Niremberg", na cidade do Rio de Janeiro. 
Como professor de percussão, trabalhou na área de banda em oito diferentes edições do Festival de Inverno de Campos do Jordão, bem como no projeto Pró Bandas (1997 a 2007). Por dois anos, representou o Conservatório de Tatuí na Midwest Clinic (Conferência Internacional para Bandas e Orquestras), em Chicago, nos Estados Unidos. Também ministrou palestras sobre ritmos brasileiros e dirigiu um Grupo de Percussão em Budapeste, na Hungria. 
O mesmo trabalho foi desenvolvido no Encontro Internacional de Percussão em Monterrey, no México. Ainda como professor, imprimiu sua marca na Conferência de Educadores Musicais do Estado do Kentucky (Estados Unidos), onde executou a primeira audição mundial da obra de Hudson Nogueira - "Cinco Variações Para Um Percussionista Solo e Banda" -, dedicada a ele. Detectando a necessidade de unir percussionistas de todo o país, criou e organizou por quatro edições o Encontro Internacional de Percussão, mantido pelo Conservatório de Tatuí. Recentemente, participou de turnê pela Costa Rica com a Camerata Tatuí, ministrando aulas de percussão e abordando ritmos brasileiros. Em junho de 2009 ministrou palestra de percussão sinfônica em Boa Vista (Roraima) dentro do Painel Funarte de Bandas. No mesmo ano, ministrou curso de percussão clássica e popular em Ilha Solteira.
Atualmente, além de coordenar o Grupo de Percussão, é professor e coordenador da área de percussão, tímpanista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e ministra aulas na Escola Livre de Música, em Itapetininga.

Professor Luiz Caldana

Nenhum comentário:

Postar um comentário